A Exposição Universal da Matriz Portuguesa – Camões 500 Anos convida personalidades para um ciclo de tertúlias, durante o chá, no Grémio Literário, em Lisboa, sobre Luís de Camões, expoente maior da Literatura Portuguesa e símbolo da vocação universalista da língua e da cultura Portuguesas, e considerado um dos grandes poetas da tradição ocidental.
8 de Outubro de
2024. Grémio Literário, Lisboa.
Oradora entusiasta, um tema fascinante – a aventurosa e cinematográfica viagem de Camões pelo Oriente desconhecido -, recheado de saborosos episódios que confirmam a Portugalidade por esse mundo que, ainda e sempre, acolhe com prazer os descendentes daqueles que os visitaram há quinhentos anos. Fica como exemplo dessa Portugalidade deixada pelo Portugueses desde Quinhentos, um destes momentos da viagem de Maria João Lopo de Carvalho, quando ao chegar a Malaca, no Forte de S. João, a autora/aventureira é recebida por um local que, ao saber que é Portuguesa, abre os braços com um eloquente "seja bem-vinda a casa"…
Que pena a sua extraordinária aventura pelo Oriente, na sua longa viagem à procura de Camões, testemunhando o que o Vate viu e sentiu, não ser passado para um documentário. A Cultura Portuguesa ficaria mais rica e revalidaria a Portugalidade de ontem e de sempre, e a sua relevância no mundo.
A Matriz Portuguesa apresenta os seus cumprimentos a tão entusiasta oradora, escritora e biógrafa dos nossos maiores. Bem haja!
Fotografias de João de Sousa para Matriz
Portuguesa. Todos os Direitos Reservados.©